- Nutri Vanessa Toledo
É HORA DE AGIR!
A ansiedade tem assolado inúmeras pessoas e famílias. E, também é fator de prejuízo para saúde. A alimentação saudável auxilia positivamente na recuperação emocional, uma vez que garante nutrientes para o bom funcionamento orgânico.

A Bíblia nos diz que não devemos nos inquietar, pois, pelo dia de amanhã. Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6:34). Esse texto nos inspira a descansar e acreditar que nada é difícil para Deus.
Mas, como descansar e agir para colher resultados que nos garantam melhor saúde? Busque orientação profissional específica e dê um "basta” para a procrastinação. Levante-se e viva, “chega” de apenas sobreviver. Alimente-se melhor.
Seguem alguns alimentos ansiolíticos:
Chocolate 70% Cacau: O cacau é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.
Banana: Fruta com alto teor de triptofano que ajuda na produção de serotonina. Acrescente a aveia na banana para ter um aporte maior de triptofano.
Carboidratos: Provenientes de cereais de baixo e moderado índice glicêmico e integrais, pois ao consumir esse nutriente controlamos a produção de cortisol e reduzimos a ansiedade.
Prefira frutas, leguminosas, raízes, cereais integrais.
Carnes e peixes: São uma fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina. Além disso, as carnes e peixes são fonte de taurina, aminoácido que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar os níveis de ansiedade.
Peixes ricos em Ômega 3: Peixes como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque, são ricos em ômega 3, substância com ação anti-inflamatória, que melhora a função cognitiva.
Frutas cítricas: Essas frutas são fontes de vitamina C, que diminui a produção de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade.
Gostou das dicas de hoje? Curta, siga e compartilhe.
#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saudedamulher #alimentacaosaudavel #amoremnutrir #ansiedade