Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

ALIMENTOS DE ÉPOCA: QUAIS SÃO E POR QUE CONSUMIR?

O período de Safra do alimento indica a melhor época de disponibilidade de determinado produto no mercado. As vantagens de consumi-lo é percebida na conta da feira ou do supermercado, pois na safra os alimentos são mais baratos. Outra importante vantagem está no fato de serem naturais, saudáveis e nutritivos.



O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano, das quais 65% são consumidas internamente e 35% são destinadas ao mercado externo. Quando falamos das hortaliças, o mercado brasileiro é altamente diversificado e segmentado, com o volume de produção concentrado em seis espécies – batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção (EMBRAPA). Quando possível, opte por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.


Julho é conhecido como um dos meses mais frios em todo Brasil. Neste mês cremes, sopas e caldos ganham destaque.

Segue a lista dos alimentos da safra de Julho e dicas de preparo.


  • FRUTAS: carambola, abacate, banana nanica e prata, caju, limão, mamão, melão, morango, kiwi, laranja-lima, mexerica, tangerina.

  • FRUTAS IMPORTADAS: maçã, pera, uva. Dica da Nutri: Onde usar esses alimentos? Nos sucos, saladas de frutas, vitaminas, “in natura”.

  • LEGUMES: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, gengibre, nabo, palmito, pepino, rabanete. Dica da Nutri: Na salada de legumes, no arroz, tortas de legumes, legumes refogados, recheados ou assados, purê.

  • VERDURAS: acelga, alface, agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, couve flor, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, louro, mostarda, salsa. Dica da Nutri: Nos chás, saladas, cremes e base para temperos que deixarão seus pratos cheios de sabor, além de serem fonte de nutrientes reguladores (vitaminas e minerais), anti-inflamatórios, essenciais para a manutenção da saúde.


Coma comida de verdade! Compartilhe essa ideia!


#nutricaoplena #nutricaofuncional #alimentosdeepoca #saudedamulher #emagrecimento #nutricao

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nutrição Plena  com Vanessa Toledo

Especializada em Nutrição Funcional

Licenciada pelo Método NEC

  • Instagram
  • facebook

©2018 por nutricaoplena.