Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

Como anda a sua imunidade?

“Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Essa frase foi dita por Hipócrates (460 - 377 a. C.), o "pai da medicina" e reflete muito bem o importante papel da nossa alimentação como fator determinante para manutenção da saúde



Nunca se discutiu tanto sobre os benefícios de uma dieta balanceada, e a quantidade de estudos sobre nutrição e imunologia é cada vez maior. A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global, mas é importante cuidar da saúde como um todo corpo, alma e espírito. Cuidado com a ansiedade.


Até o momento não temos tratamento ou vacina para o COVID-19, e por ser um novo vírus, não temos muitas informações. Mas é provável que as respostas de cada pessoa ao vírus dependa do sistema imunológico e saúde metabólica. Um sistema imunológico enfraquecido, como no caso de idosos ou pessoas com doenças pré-existentes, ou que tem hábitos alimentares pobres em nutrientes poderia permitir uma progressão mais rápida da infecção viral.


Não temos estudos científicos sobre o efeito dos alimentos na infecção por coronavírus, mas alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade:

- Vitamina D: peixes, ovos; - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate; - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga, couve; - Vitamina C: kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa; - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina; - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega; - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral; - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yaco) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino; - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.


Não é o alimento isolado, o importante é ter uma alimentação equilibrada + estilo de vida saudável! #nutricaoplena#nutricao#nutricaofuncional#amoremnutrir#alimentacaosaudavel

0 visualização0 comentário

Nutrição Plena  com Vanessa Toledo

Especializada em Nutrição Funcional

Licenciada pelo Método NEC

  • Instagram
  • facebook

©2018 por nutricaoplena.