Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

CONSUMO DE ALIMENTOS EM EXCESSO

Quando pensamos em consumo excessivo de um alimento, logo pensamos nos pouco saudáveis que podem prejudicar a saúde. Mas, tanto o consumo de alimentos considerados saudáveis como aqueles tidos como maléficos, em quantidade exagerada, podem trazer prejuízos à saúde.


A dieta deve ser adequada a cada pessoa. Por isso, é importante a avaliação de um nutricionista.


Desde o século passado, grandes transformações no estilo de vida afetaram o padrão alimentar da população mundial, como o aumento da oferta de alimentos e das porções comercializadas. Essas alterações resultaram no incremento da frequência do consumo de determinados alimentos e da quantidade de porções consumidas ao longo do dia, contribuindo substancialmente para a elevação do valor calórico total da dieta.


Cuidado com o consumo excessivo dos produtos alimentícios ultraprocessados, como “salgadinhos de pacote”, refrigerantes, sucos artificiais, comidas prontas para consumo e similares. Por conterem grande quantidade de açúcar, gordura, sódio, aditivos químicos e calorias, podem contribuir para desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer. Esses produtos são hiperpalatáveis, ou seja, extremamente saborosos e capazes de “viciar” o paladar.


Pessoas que comem excessivamente, em geral “comem por emoção”. Quando, por variados motivos, a pessoa se vê emocionalmente abalada, e esta instabilidade é refletida através de comportamentos alimentares compulsivos, o hábito do consumo excessivo e incontrolado é visto como padrão.


Por isso, é de suma importância o cuidado, não apenas a nível alimentar, mas também com o comer emocional. Neste campo atua a nutrição emocional e comportamental. Através desta visão você consegue ter o equilíbrio emocional necessário para obtenção e manutenção da saúde plena.


Quer saber mais sobre nutrição emocional e comportamental? Sinalize nos comentários.


#nutricão #nutricaoplena #nutricaofuncional #alimentacaosaudavel #amoremnutrir #compulsaoalimentar #emagrecer #obesidade #eusounec #guiaalimentar #eusalvovidasdaobesidade #emagrecercomsaude #emagrecersaudavel #emagrecerrapido #emagrecercerto

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo