Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

GELATINA NÃO É COLÁGENO!

Alguns pacientes me falam que consome gelatina acreditando que a gelatina comprada em mercado é um produto rico em colágeno e proteína, e é boa para fortalecer pele, articulação, unhas, cabelo.



O colágeno é uma proteína de vital importância para união e fortalecimento de tecidos conjuntivos. É sintetizado de forma intracelular, ou seja, nosso corpo que o produz através da ingestão de proteínas de alto valor biológico (carnes magras, ovos, suplementos de qualidade, peixes).


O colágeno, entre variadas funções, previne o aparecimento de celulite; fortalece as unhas e o cabelo; diminui o surgimento de estrias; aumenta a elasticidade da pele; previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.


Porém, a quantidade desse tipo de proteína em gelatinas industrializadas é praticamente nula, não ajudando em nada no processo de fortalecimento tecidual, nem no emagrecimento. Pelo contrário, por ser um produto industrializado, a maioria das marcas apresenta em sua composição corantes artificias, conservantes e até açúcar, aditivos prejudiciais à saúde.


Para melhor produção de colágeno, recomenda-se a ingestão de proteínas de alto valor junto a alimentos ricos em vitamina C e exercícios físicos, tais como musculação que ajudam a síntese proteica, massa magra e tonifica a pele.


A partir dos 30 anos, inicia-se uma queda gradual na produção de colágeno pelo organismo. Nesse caso, é preciso pensar em uma suplementação alimentar, mas vale lembrar que sua indicação deve ser feita por nutricionista, que irá adequar a ingestão de colágeno à sua rotina e hábitos alimentares.


A suplementação com a forma hidrolisada é uma boa indicação, pois ao contrário do colágeno convencional, que é a proteína em sua forma natural, o hidrolisado tem as moléculas de proteína quebradas, o que facilita sua absorção pelo organismo sem que suas propriedades benéficas sejam perdidas.


Acredite na importância transformadora que sua saúde traz para sua vida. Conte comigo!


#nutricao #nutricaoplena #nutricaofuncional #alimentacaofuncional #saudedamulher #colageno #amoremnutrir #emagrecimento #comidasaudavel #comidadeverdade

0 visualização0 comentário

Nutrição Plena  com Vanessa Toledo

Especializada em Nutrição Funcional

Licenciada pelo Método NEC

  • Instagram
  • facebook

©2018 por nutricaoplena.