- Nutri Vanessa Toledo
IMPACTOS DA ANSIEDADE NA ALIMENTAÇÃO
A ansiedade é caracterizada pela antecipação de acontecimentos, reais ou imaginários que poderão ocorrer ou não, através de sentimentos ricos de expectativas agudas, sofrimento e culpa. O que alimenta tal sentimento é o fato de não sabermos do amanhã com certeza. O grande perigo, quando significamos a ansiedade em detrimento ao planejamento, organização e prioridades que a vida nos exige diariamente.

Eu tenho dificuldade em equilibrar emoção e execução das tarefas diariamente. Por isso, creio que a chave para o gerenciamento da ansiedade e seus impactos na alimentação, passa pelo autoconhecimento, planejamento de atividades e objetivo futuro. Se assim não for, a ansiedade se intensifica, tornando-se patológica, e trazendo prejuízos ao corpo e à mente.
A ansiedade, geralmente, leva ao consumo exagerado de alimentos, principalmente de alimentos pobres em nutrientes, inflamatórios, ricos em açúcares adicionados e gorduras saturadas. Tal comportamento é visto como forma de compensar o stress e a própria ansiedade, gerando assim um ciclo vicioso. Comer, além de ser uma necessidade básica é um ato gerador de prazer. Não é à toa que se fala em “comfort food”, a comida conforto.
Seguem algumas estratégias para lidar com a ansiedade na hora de se alimentar:
Busque identificar seu estado atual, caso seja necessário busque ajuda profissional;
Organize-se, planeje seu dia e as atividades, não esqueça de alinhar agenda pessoal, familiar e profissional, e atividades de lazer e prazer;
Dê à alimentação a importância que merece. Você não é qualquer pessoa para comer qualquer coisa;
Elabore um cardápio para facilitar o dia a dia. Planeje suas refeições, escolha alimentos naturais e evite os industrializados;
Identifique o que é emoção e o que é alimentação;
Crie um ambiente de bem estar interno. Mesmo que o exterior não esteja favorável, busque a “paz em meio à guerra”;
Seja grato por sua vida, e aproveite a oportunidade de viver uma vida plena.
E que para isso, você tenha uma nutrição plena.
#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #obesidade #emagrecimento #ansiedade #amoremnutrir #alimentacaosaudavel