Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

Salada de Reguladores

Você já ouviu falar sobre os Grupos Alimentares?


Pois bem, todos os alimentos são divididos em três grandes grupos: Energéticos, Construtores e Reguladores. E cabe dizer ainda que, para um prato estar nutricionalmente completo, deve conter representantes de cada grupo.



Hoje vou destacar o grupo dos alimentos Reguladores: Estes alimentos contribuem para que o organismo se mantenha adequadamente funcional e saudável. E caso algum desequilíbrio já esteja instalado, como as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) diabetes, hipertensão, obesidade, estes alimentos são a chave para regulação. Neles encontramos vitaminas, sais minerais, fibra e água importantes para regulação do sistema imunológico, intestinal, digestão de açúcares e gorduras... Por exemplo, para saúde dos ossos é importante consumo do mineral cálcio, além da vitamina D e magnésio.


Na realidade, nada no nosso organismo ocorre sem regulação. E cada pessoa necessita de uma regulação específica.Aí entra uma das quatro Leis da nutrição que é a Adequação. Mas isso falaremos em um outro momento.


Os alimentos reguladores são principalmente frutas, verduras e legumes, como cenoura, laranja, banana e couve, por exemplo.


Mas, se eu não consumo este alimentos diariamente? Acrescentar esses alimentos na rotina é tão importante que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas consumam no mínimo 400 gramas de frutas ou hortaliças por dia em cinco ou mais dias da semana.


Se você não consome este grupo de alimentos, saiba que pode ter graves problemas por hipovitaminose.


Se está consumindo pouco, te convido a aumentar o consumo. Inclua novas receitas no seu dia a dia... Sucos funcionais, sacolés nutritivos, sopas, omelete legumes, saladas...


Consuma alimentos de verdade! Eles são importantes para todas as faixa etárias! Repita o consuma até se tornar um novo hábito. Sua saúde depende disso!


#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saude #saudedamulher #alimentacaosaudavel #amoremnutrir #alimentosreguladores

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo