Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

Por que escolher o xilitol?

O xilitol tem várias utilidades e uma delas é ser usado como adoçante em substituição ao açúcar. Ele se parece visualmente com o açúcar e tem gosto de açúcar, mas tem menos calorias do que o açúcar e não eleva os níveis de açúcar no sangue.



O xilitol é encontrado em pequenas quantidades nas frutas e nos vegetais e, portanto, é considerado natural. Até mesmo os seres humanos produzem pequenas quantidades dele através do metabolismo normal.


É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para portadores de diabetes e em produtos para a higiene bucal.

O xilitol tem uma doçura semelhante ao açúcar regular, mas contém 40% menos calorias.


Por exemplo: Açúcar de mesa: 4 calorias por grama. Xilitol: 2,4 calorias por grama. O valor do kg gira em torno de R$60.


Um ponto a considerar é que o xilitol é um adoçante refinado, logo, ele não contém quaisquer vitaminas, minerais ou proteínas. Nesse sentido, ele é composto de calorias “vazias”. Deve ser usado quando necessário e com indicação.


Quando o pessoa está com o metabolismo adequado, a orientação é ter uma alimentação saudável e variada, e evitar o consumo de açúcar refinado. Uma opção mais nutritiva é o açúcar demerara.


Um dos efeitos negativos do açúcar comum é que ele pode gerar picos nos níveis de glicemia no sangue – e também nos níveis de insulina. Devido à alta quantidade de frutose, isso também pode levar a resistência à insulina e a diversos tipos de problemas metabólicos, quando consumido em excesso.


O xilitol é geralmente bem tolerado, mas algumas pessoas apresentam efeitos colaterais gastrointestinais quando o consomem em excesso.


O xilitol pode aumentar a quantidade de água no intestino ou ser fermentado pelas bactérias do mesmo. Isso pode causar gases, distensão abdominal e diarreia. Caso você tenha síndrome do intestino irritável ou intolerância a FODMAPs, é melhor evitar o uso.


Todo consumo alimentar deve estar associado à hábitos de vida saudáveis.


#nutricaoplena #nutricao #alimentacaosaudavel #amoremnutrir #nutricaofuncional #xilitol

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo