- Nutri Vanessa Toledo
Quero doce! O que fazer agora?
A explicação para a vontade "louca" de comer doce está na diminuição da produção de serotonina no nosso organismo, um hormônio neurotransmissor presente no cérebro responsável pela sensação de bem-estar e por melhorar o humor.

Quando estamos tristes ou ansiosos também sentimos a necessidade de ingerir carboidratos por serem responsáveis pela produção da serotonina corporal.
Por outro lado, quando as taxas dessa substância estão normais, atingimos mais facilmente a saciedade e temos maior controle sobre a ingestão de açúcares.
Na busca por um prazer momentâneo, as mulheres quando estão em TPM, sentem mais vontade de comer doce ou chocolate. Isto se dá porque, no período pré-menstrual, acontecem grandes alterações hormonais e a queda da serotonina é uma delas.
Um padrão alimentar adequado e constante, rico em frutas, verduras e legumes, faz com que o organismo esteja suprido com as vitaminas e minerais necessários para regulação metabólica. Quando há falta de alguns alimentos ricos em vitaminas B6, B9, B12, Zinco, Magnésio ou Triptofano é possível se ver essa vontade de comer doce de forma mais intensa.
Existem várias estratégias que podemos usar para equilibrar sua função metabólica e melhorar esses sintomas. Mas algo importante que devemos sempre destacar é que nenhuma modificação deve ser feita sem adaptação.
Invista em alimentos como aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do Pará, por serem ricos em triptofano, precursor de serotonina.
Experimente comer menos doce que está acostumado a comer, evite excessivo contato com doce, o que o olho não vê o coração não sente, faça exercícios, coma uma fruta antes das refeições, consuma doces de melhor qualidade (com castanhas) e amargo.
E o mais importante, faça uma reeducação alimentar! Acredite, você pode gerenciar suas vontades!
#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #amoremnutrir #alimentacaosaudavel