Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

Reforce a sua imunidade com as proteínas!

As proteínas tem duas origens: Vegetal (ex. feijões) e Animal (ex. carnes, ovos, peixe, frango, leite). Alimentos como carne de frango, salmão, derivados do leite, soja, trigo, quinoa, feijão e ervilhas são ricos neste nutriente.



As proteínas são importantes para imunidade. Quando as proteínas são ingeridas e digeridas pelo organismo, são transformadas em aminoácidos. Eles são absorvidos pelo corpo e fazem parte da formação das células de defesa do corpo, são os “soldados” que atacam infecções e formam anticorpos. Além de formar células de defesa no corpo todo, a proteína ainda ajuda a compor músculos e tecidos.


Além dos aminoácidos, as proteínas são fonte de vitaminas do complexo B (B6, B9, B12), importantes para o desenvolvimento das células do sistema nervoso central e, consequentemente, importante para o equilíbrio da ansiedade.


Zinco que tem a capacidade de potencializar a sobrevivência das células no sistema nervoso central (SNC), estando presente em carnes vermelhas, leites e derivados, feijão.


Triptofano que é precursor da 5-HT (Serotonina, hormônio chave para regulação da ansiedade), também pode ser encontrar nos peixes, queijos e ovos. E também, o Ômega 3, presente em peixes de água fria.


A Alimentação para garantir boa função imunológica e ser considerada adequada, deve ser composta pelos três grupos alimentares: Grupo dos alimentos Energéticos (ex. carboidratos do arroz, das batatas), Grupo dos alimentos Reguladores (ex. vitaminas e minerais das frutas, verduras e legumes) e Grupo dos alimentos Construtores (proteínas).


Como se vê, nos alimentos encontramos os nutrientes que nosso corpo necessita para se manter saudável e funcional. Mas, cada “dieta” deve ser vista de maneira individualizada.


Quero muito saber... Como está sua alimentação na Quarentena? Quais dos grupos alimentares você tem excluído da sua alimentação? Por que?


Preste atenção à sua dieta. Ela é o espelho da sua saúde!


#nutricaoplena #nutricao #alimentacaosaudavel #amoremnutrir #imunidade #saudedamulher #proteínas #nutricaofuncional

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo