Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

Um construtor de valor

Como você tem construído sua "casa"?


É sabido que para a adequada construção de nosso organismo, necessitamos de material de alto valor. E é nos alimentos que encontramos esta matéria prima.

Os alimentos são divididos em três grupos, a saber: Reguladores, Energéticos e Construtores.



Hoje, falaremos sobre o grupo dos Construtores.


Os alimentos construtores, em nossa alimentação são representados pelas proteínas (proteína vegetal e proteína animal). Animal: carnes, queijo, leite, ovo e iogurte. Vegetal: feijão, soja, quinoa, ervilhas e lentilhas.


Para cumprir a função de alimento construtor, você deve optar pelos de origem natural. Muitos optam pelo consumo de alimentos processados ou ultraprocessados, como "nugget", "hambúrguer", salsicha, linguiça. Estes ricos em aditivos muitas vezes inflamatórios e cancerígenos, corantes, gordura ruins... Estes não substituem a proteína que seu corpo necessita.


Alimentos construtores, também chamados de Plástico, essenciais para todo metabolismo, desempenham funções específicas como: Permitir o crescimento durante a infância e adolescência; incluindo estrutura óssea. Construir células do sangue, como os anticorpos ; e de todos os tecidos do organismo; como os órgãos, pulmão, ruim, intestino... Estimular o crescimento e manutenção da massa muscular; além de ser essencial para firmeza e tônus da pele. Cicatrizar tecidos após ferimentos, queimaduras e cirurgias; sendo constituinte estrutural. Fortalecer o sistema imunológico; atuando na defesa do organismo. Evitar ou minimizar a perda de massa muscular durante a velhice; este processo é chamado de sarcopenia. Formar o bebê durante o período gestacional.


A menor fração da proteína é o aminoácidos, muito usado pelos praticantes de atividade física. Porém, é necessário que seu consumo seja mediante orientação nutricional.


Então, repetirei a pergunta : Como você tem construído sua casa? Procure utilizar excelentes materiais nesta construção, pois a qualidade da sua casa depende disso.


#nutricao #nutricaoplena #amoremnutrir #alimentacaosaudavel #nutricaofuncional

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo