Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

SUPER ANTIOXIDANTE!

A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água. A substância foi descoberta em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi.



Goiaba, morango, agrião, caju, espinafre, melão, frutas cítricas (Kiwi, limão, acerola, tangerina, laranja, abacaxi etc.), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo são alimentos ricos em vitamina C e devem estar presentes em nosso prato.


É possível obter as quantidades necessárias do nutriente, 90 mg através da alimentação. Veja! (Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos):

  • Laranja: 1 unidade e meia

  • Goiaba: meia unidade

  • Acerola: uma unidade

  • Kiwi: 1 unidade e meia

  • Brócolis cozido: 1 xícara

  • Tangerina: 2 unidades


Quando comemos alimentos de verdade, encontramos muito mais do que vitamina C; neles existem substâncias chamadas compostos bioativos, que exercem funções especiais de saúde e proteção do nosso corpo. No entanto, se você não consome essas fontes, deve buscar orientação com o Nutricionista para fazer uso da suplementação.


BENEFÍCIOS: Melhora o sistema imunológico, a fadiga, a síntese de colágeno, substância presente em ossos, pele, tendões e dentes, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, neutralizam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento, doenças do coração e câncer.


DEFICIÊNCIA: Causa diminuição da imunidade, diminuição de colágeno que pode levar ao aparecimento de escorbuto e diminuição na absorção de ferro, podendo desenvolver amenia. Além de ficar mais suscetível a gripes e resfriados frequentes.


DICA PRÁTICA! Os alimentos ricos em vitamina C devem ser consumidos preferencialmente crus, frescos e caso vá cortá-los faça isto na hora, para que a vitamina C não oxide. A melhor maneira de cozinhá-lo é no vapor, pois quando ele é cozido na água a perda do nutriente é maior.


#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #obesidade #emagrecimento #amoremnutrir #alimentacaosaudavel #saudedamulher #vitaminac

1 visualização0 comentário

Nutrição Plena  com Vanessa Toledo

Especializada em Nutrição Funcional

Licenciada pelo Método NEC

  • Instagram
  • facebook

©2018 por nutricaoplena.