Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

TEMPEROS FUNCIONAIS, PROTAGONISTAS DO SABOR.

De fato, os temperos funcionais e especiarias, além de destacar e tornar um prato único, podem também colaborar para manter o organismo saudável e equilibrado.



A importância das especiarias é histórica, e bem destacada durante a época das navegações dos colonizadores, porque eram usadas para ajudar a conservar os alimentos. Hoje há um resgate desse conhecimento antigo que é valorizado pela difusão da nutrição funcional.


Atualmente, muitas pessoas recorrem à temperos e alimentos industrializados crendo que terão alimentos ricos em sabor. O consumo excessivo destes pode alterar as papilas gustativas, prejudicando a percepção do sabor natural dos alimentos. Com o tempo, esta alteração leva o indivíduo a busca por alimentos mais concentrados como açúcares e industrializados como forma de compensar a perda do paladar. A dica é gradativamente retirar os alimentos industrializados do cardápio, e aos poucos as papilas são restauradas.


Os temperos naturais podem auxiliar no processo de emagrecimento por conterem inúmeros fito químicos que agem como anti-inflamatório e termogênicos, interferindo no metabolismo do tecido de gordura.


Diversas hortaliças podem ser usadas como tempero natural, não apenas os em pó. Folhas como o manjericão e o próprio alho, por exemplo, dão um toque todo especial aos preparo, além do gengibre, cravo, orégano, canela, açafrão, pimentas, noz moscada entre outros.


Na segunda parte falaremos sobre as possíveis e variadas formas de uso dos temperos funcionais. Aguardem!


#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saude #temperonatural #amoremnutrir #alimentacaosaudavel #saudedamulher #emagrecimento

0 visualização0 comentário

Nutrição Plena  com Vanessa Toledo

Especializada em Nutrição Funcional

Licenciada pelo Método NEC

  • Instagram
  • facebook

©2018 por nutricaoplena.