- Nutri Vanessa Toledo
TPM: SOFRIMENTO REVERSÍVEL - Parte 1: ALIMENTOS AUXILIADORES
É difícil encontrar uma mulher que nunca tenha tido algum tipo de desconforto ligado ao ciclo menstrual. Estima-se que até 90% das brasileiras convivam mensalmente com, pelo menos, um dos sintomas físicos ou emocionais da Tensão Pré-Menstrual (TPM), problema também conhecido como Síndrome Pré-Menstrual (SPM).

Em geral, os sinais da TPM como ansiedade, insônia, dor de cabeça, nas mamas, inchaço, aparecem na metade do ciclo menstrual e desaparecem em até dois dias após o início da menstruação.
.
A TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Neste período, parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
.
A alimentação tem grande ação na melhoria dos sintomas da TPM:
O chocolate com 70% cacau: magnésio e serotonina, hormônio regulador do estresse.
Ômega 3, como salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, tem ação anti-inflamatória, associados a diminuição de cólicas e melhora no humor.
Piridoxina, ou seja, vitamina B6, melhoram inchaço.Cereais integrais e folhas vegetais verdes escuras são ótimas fontes dessa vitamina.
Azeite, abacate e amêndoas, por conterem vitamina E, diminui a sensibilidade dos seios. O abacate e a amêndoa também são ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio do bem-estar.
Fibras ajudam a dar saciedade diminuindo a compulsão por doces durante o dia. A aveia, principalmente em farelo, é uma ótima opção.
O zinco, presente em carnes magras e ostras, ajuda a diminuir a irritabilidade, insônia e ansiedade.
Por fim, laticínios com pouca gordura, ovos, sementes de girassol e gergelim também ajudarão no bem-estar, auxiliando seu metabolismo a produzir mais serotonina.
Querida mulher! A alimentação é a base para sua transformação de saúde!
Gostaria muito de saber:
Você sofre com TPM?
Qual sua maior dificuldade para ter saúde?
Você comigo!
#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saude #tpm #amoremnutrir #alimentacaosaudavel #saudedamulher #emagrecimento