Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

TPM: SOFRIMENTO REVERSÍVEL - Parte 1: ALIMENTOS AUXILIADORES

É difícil encontrar uma mulher que nunca tenha tido algum tipo de desconforto ligado ao ciclo menstrual. Estima-se que até 90% das brasileiras convivam mensalmente com, pelo menos, um dos sintomas físicos ou emocionais da Tensão Pré-Menstrual (TPM), problema também conhecido como Síndrome Pré-Menstrual (SPM).


Em geral, os sinais da TPM como ansiedade, insônia, dor de cabeça, nas mamas, inchaço, aparecem na metade do ciclo menstrual e desaparecem em até dois dias após o início da menstruação.

.

A TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Neste período, parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

.

A alimentação tem grande ação na melhoria dos sintomas da TPM:

  • O chocolate com 70% cacau: magnésio e serotonina, hormônio regulador do estresse.

  • Ômega 3, como salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, tem ação anti-inflamatória, associados a diminuição de cólicas e melhora no humor.

  • Piridoxina, ou seja, vitamina B6, melhoram inchaço.Cereais integrais e folhas vegetais verdes escuras são ótimas fontes dessa vitamina.

  • Azeite, abacate e amêndoas, por conterem vitamina E, diminui a sensibilidade dos seios. O abacate e a amêndoa também são ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio do bem-estar.

  • Fibras ajudam a dar saciedade diminuindo a compulsão por doces durante o dia. A aveia, principalmente em farelo, é uma ótima opção.

  • O zinco, presente em carnes magras e ostras, ajuda a diminuir a irritabilidade, insônia e ansiedade.

  • Por fim, laticínios com pouca gordura, ovos, sementes de girassol e gergelim também ajudarão no bem-estar, auxiliando seu metabolismo a produzir mais serotonina.

Querida mulher! A alimentação é a base para sua transformação de saúde!


Gostaria muito de saber:

Você sofre com TPM?

Qual sua maior dificuldade para ter saúde?


Você comigo!


#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saude #tpm #amoremnutrir #alimentacaosaudavel #saudedamulher #emagrecimento

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo