Buscar
  • Nutri Vanessa Toledo

TPM: SOFRIMENTO REVERSÍVEL - Parte 2 - MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Vimos anteriormente que a Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que surgem vários dias antes e geralmente acabam algumas horas após o início da menstruação. Vimos também a importância da alimentação nesta Tensão.


A TPM pode ser, em parte, causada pela variação nas concentrações de estrogênio e progesterona durante o ciclo menstrual. Algumas mulheres são mais sensíveis a essas variações, podendo ter uma composição genética que as torna mais suscetíveis à TPM.


Outra causa, está na concentração de serotonina que tende a ser mais baixa em mulheres com TPM. A serotonina é uma substância que ajuda as células nervosas a se comunicarem (um neurotransmissor); importante na regulamentação do humor. Uma deficiência de magnésio ou cálcio pode também contribuir.


A variação na concentração de estrogênio e de progesterona afeta também a aldosterona. Se em excesso, pode causar retenção de líquidos e inchaço.


Uma sugestão é que, no dia a dia, a mulher adote algumas mudanças tais como: manter ou adquirir uma alimentação saudável; boa hidratação; rotina com atividades que gerem bem-estar; controle de agenda diária; distanciamento de pensamentos negativos e uma rotina de exercícios físicos que são necessários para aliviar os sintomas pré-menstruais. Evite a ingestão excessiva de gorduras, sal, açúcar, álcool e cafeína.


Querida Mulher!! Pare de insistir que você está “normal”, caso esteja passando por alteração; nem pense em mergulhar na “deprê” e se entupir de chocolate. Não adianta atolar-se em trabalho; Fuja de confrontos; Adie as decisões importantes; Não faça pouco caso dos sinais enviados pelo seu corpo; Pare de pedir desculpas o tempo todo.


Acredite, você é uma “super mulher” e pode melhorar sua qualidade de vida! Imagine o que você ganharia tendo a melhoria na saúde que tanto deseja! Foque nisso e não nas dificuldades que você acha ter no caminho.


Como você tem enfrentado esse período Compartilhe comigo e conte comigo!


#nutricaoplena #nutricao #nutricaofuncional #saudedamulher #saude #emagrecimento #amoremnutrir #TPM

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo